4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura 2018 em Brasília-DF



De 18 a 26 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG) recebe a 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Com o objetivo de incentivar e democratizar o acesso ao livro e à leitura, em especial no Distrito Federal, o evento tem entrada franca e oferece, além de extensa feira de livros – composta por aproximadamente 140 estandes de comerciantes locais e nacionais com uma infinidade de títulos à venda e preços acessíveis – uma rica programação com palestras, debates, sessões de autógrafos (com renomados escritores nacionais e internacionais), apresentações musicais, artísticas e cinematográficas, exposições de arte e fotografia, espaços infantil e juvenil e praça de alimentação.

Ao longo das edições realizadas em 2012, 2014 e 2016, a Bienal Brasil do Livro e da Leitura recebeu mais de 830 mil visitantes, público que teve a oportunidade de assistir palestras e debates de mais de 470 escritores, brasileiros e estrangeiros, acompanhar o lançamento de 500 livros (representantes de mais de 60 países), cerca de 120 seminários e debates, além de apresentações artísticas de aproximadamente 161 artistas e grupos de todo o Brasil. Nessas três edições, o mercado editorial e literário movimentou cerca de R$ 18.600.000, a partir da comercialização de mais de 950 mil livros.

Em 2018, o evento busca, na programação de atividades e na participação de seus convidados, sensibilizar o público para a necessidade de entendimento, tolerância e respeito ao próximo. No fragmentado panorama da sociedade atual, os livros ainda trazem conhecimentos que permitem mergulhar na experiência alheia, sentir as alegrias e tristezas do outro – e constatar também que os “outros” somos nós. Esse poder do encontro e da compreensão é a inspiração para a 4ª Bienal de Literatura de Brasília.

Comentários