Convite à imprensa - Inauguração do Aterro Sanitário de Brasília na terça (17)

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) inaugura na terça-feira, dia 17, o Aterro Sanitário de Brasília. Essa obra é aguardada há décadas e somente com o aterro em funcionamento é possível iniciar a desativação do Lixão da Estrutural, que envergonha a capital Federal.
https://lh6.googleusercontent.com/v2YZWMZnRO7kdScDGfBW3VlBn32EWvKWUVhkj--t3F8A3yXRK1ivIOSXl7OvRlDsNs_FveXd9btYLW-yBSXU6H-qG6Lb8ourbIsc_Odzqrw2cIsgBpGQme1LpkMuMJP2fBxQsDwLgDBHueQRoQ


O aterro foi construído com a melhor tecnologia para evitar contaminação dos lençóis freáticos e poluição sonora e atmosférica.  Com 720 mil metros quadrados, ele fica há pelo menos 2 km dos primeiros núcleos populacionais e a mais de 500 metros da primeira residência, superando as exigências técnicas para esse tipo de obra.

O Aterro de Brasília será o primeiro do Brasil a receber apenas rejeitos. Serão 900 toneladas por dia, cerca de um terço do lixo produzido diariamente no DF.  O restante continuará sendo depositado no Lixão até que fiquem prontas as sete centrais de triagem que serão construídas para abrigar as cooperativas de catadores que atuam no Lixão.  Com essas estruturas em operação, serão encerradas as atividades ilegais e insalubres no Lixão, que irá receber apenas resíduos da construção civil, material inerte que não contamina o solo e sem a presença de catadores.

Além de autoridades nacionais, a solenidade de inauguração contará com a presença de Antonis Mavropoulos, presidente da International Waste Association (ISWA), entidade que publicou o Atlas dos 50 maiores lixões do mundo, classificando o de Brasília como o segundo em atividade.

A inauguração está prevista para as 9h30, mas o diretor Técnico do SLU, Paulo Celso dos Reis, receberá os colegas jornalistas às 8h30 para dar explicações técnicas e apresentar as instalações antes da solenidade.

Contamos com a presença de todos vocês para registrar esse momento histórico. As reportagens sobre o aterro inclusive serão depositadas na urna do tempo que será enterrada no local, para ser aberta após o encerramento da vida útil do aterro.

Instruções para chegar ao Aterro Oeste

Local: Rodovia DF 180, KM 43

1. Pegar EPNB, no sentido Samambaia.

2. Passar pelo Núcleo Bandeirante

3. Passar por Samambaia (sentido Goiânia, via 060)

4. Passar pelo Terminal de ônibus

5. Após o terminal, virar à direita, acessando a DF 180 6. Seguir pela via até a primeira entrada após a ETE Melchior (o local será sinalizado)

Comentários