Turismo Científico - Fetec - Campina Grande-PB

14ªFETECh - Feira de Tecnologia de Campina Grande 2016

Brasília, 1º de agosto de 2016

No mês de outubro, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Fundação PaqTcPB, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/PB e as Universidades Estadual e Federal da Paraíba e Federal de Campina Grande - UEPB, UFPB e UFCG, respectivamente realizam a FETECh - Feira de Tecnologia de Campina Grande.

Criada em 1988, a FETEC  demonstrou ser um sucesso desde sua primeira realização. À época, reunindo parceiros como SEBRAE, Governo do Estado e Prefeitura de Campina Grande a Feira foi realizada, pela primeira vez, sob a Pirâmide do Parque do Povo. Tal sucesso fez com que, nos anos seguintes, a FETEC fosse realizada no Spazzio e fosse ampliada através de eventos paralelos como FETEC JOVEM e FETEC NA RUA. À época de sua realização, cerca de oitenta estandes e mais de duzentos expositores compunham a principal vitrine de conhecimento do país.

É inegável a sua importância para que Campina Grande se tornasse um celeiro de conhecimento, amplamente divulgado e reconhecido, nacional e internacionalmente. Assim sendo, ao longo dos doze anos que foi realizada, a FETEC fortaleceu e consolidou as características mais fortes de Campina Grande: o pioneirismo e inovação. Muitas das iniciativas que hoje repercutem e beneficiam a sociedade brasileira tiveram suas sementes plantadas em solo campinense. Um exemplo disso ocorreu na FETEC 92, quando a sociedade campinense teve acesso à Internet pela primeira vez. Em função disso, os técnicos, liderados pelo professor Nicolletti, montaram a pequena rede e realizaram a conexão com o ponto de Internet mais próximo, que era o do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), que por sua vez foi ligado a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Os dados foram transmitidos em uma velocidade de 19,2 Kbps. Outros exemplos são a ideia de incubação de empresas e o Programa de Saúde da Família (PSF), importado de Cuba, presente em todos os Estados da Federação ratificam o fato. E foi Campina Grande uma das primeiras cidades a instalar tais modalidades de serviços.

A FETEC representou uma permanente aprendizagem, um movimento que provocou a terceirização e introdução de pequenas empresas no mercado local além de movimentar a economia da cidade através dos serviços e aquecimento da indústria hoteleira. Ao longo da realização de suas doze versões, a FETEC se transformou, simbolicamente, não apenas como vitrine, mas como um evento que projetou Campina Grande como um polo de C&T promissor e buscou contribuir para uma sociedade mais justa e participativa.

Atualmente, mais vigorosa e repaginada, a FETECh se constitui como uma ferramenta bastante eficaz para cumprir seu papel articulador de antecipar tendências, promover parcerias e estabelecer conexões consoantes com as demandas de seu tempo.

Áreas temáticas:
TIC´s
Saúde
Tecnologias Limpas
Ciências Ambientais
Sustentabilidade
Tecnologia Social
Agronegócio
Economia Criativa

Informações:
Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
Rua Emiliano Rosendo Silva - 115, Bodocongó. Campina Grande - Paraíba.

CEP: 58431-000 - Fones: (83) 2101-9042 / 2101-9025

Comentário:
"Já participei da FETEC no ano de 1992 e 1993" (Jornalista André Falcão)