Organizadora do WCIT Brasil 2016 repudia bloqueio do Whatsapp no Brasil

19 de julho de 2016
A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), co-organizadora do Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT Brasil 2016), em nome de seus associados em todo país e representantes internacionais, e representando o interesse da grande maioria da população brasileira, manifesta-se publicamente contrária ao bloqueio dos serviços de mensagem do WhatsApp anunciado pela mídia, na manhã de hoje, pela Justiça do Rio de Janeiro.
Milhões de brasileiros utilizam os meios digitais para se comunicar, sendo que vários negócios, serviços públicos e privados, assuntos educacionais, de segurança e de saúde baseiam-se em mensagens por meio de aplicativos. A suspensão abrupta destes serviços afeta de forma significativa o bem estar comum, cujo sistema está altamente habituado e interligado à agilidade e eficiência proveniente das ferramentas digitais.
O debate jurídico em torno da aplicação deste tipo de medida, que repete decisões anteriores devidamente revertidas por instâncias superiores, é longo e não está pacificado. A utilização do mesmo dispositivo pela Justiça do Rio de Janeiro, em primeira análise, apresenta riscos consideráveis para a sociedade.
A Assespro Nacional, como também o WCIT Brasil 2016, defendem e trabalham para que o Brasil esteja inserido nas grandes tendências mundiais, a fim de participar da modernização global e receber investimentos internacionais, principalmente considerando o estágio atual da nossa economia. Neste contexto, devemos, enquanto coletividade, redobrar a cautela quanto à limitação destes recursos. Decisões como a de hoje colocam em risco muito mais elementos do que estão considerados no processo judicial.
Justamente por isso, a Assespro Nacional, em conjunto com a população brasileira, clama para que o Estado crie medidas mais aderentes ao desenvolvimento da Era do Conhecimento, evitando decisões que afetem o real ingresso do país no ecossistema mundial de Tecnologia da Informação.
Não podemos permitir que retrocessos como este marquem o momento no qual conseguimos trazer para o Brasil o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, principal evento de TI global, onde temas ligados à Era Digital serão debatidos pelos mais relevantes atores da tecnologia, incluindo Vint Cerf, conhecido como “pai da internet”. Trata-se de oportunidade histórica, quando todos os olhares estarão voltados para nosso setor e as oportunidades de investimento no Brasil.
O WCIT Brasil 2016 será a primeira edição do evento na América do Sul e debaterá sobre “Promessas da Era Digital – Desafios e Oportunidades”. O congresso acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro, no CICB - Centro de Convenções Internacional do Brasil, em Brasília.
· Jeovani Salomão, presidente da Assespro Nacional e co-organizador do WCIT no Brasil