SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - divulga programação preliminar da 68ª RA - Porto Seguro-BA

03 DE JUNHO DE 2016SBPC divulga programação preliminar da 68ª RA

O evento será realizado 03 a 09 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro (BA)

A programação científica preliminar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 03 a 09 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA), já está disponível no site do evento. Neste ano, o evento terá como tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”.  

A programação da 68ª Reunião Anual da SBPC, que contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias, foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama da ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão "Nanoestruturas de carbono - Características e Desafios", "Sustentabilidade ainda é possível", "Ondas gravitacionais: Uma nova janela para o universo", "Câncer infantil", "Dengue, Chikungunya e Zika (Vacinas, formas clínicas, epidemiologia comparativa, novos testes diagnósticos etc.)", "As Ciências Sociais e suas perspectivas de intervenção de um ponto de vista brasileiro", "Ação Multissetorial do enfrentamento de epidemias", "Epidemia de zika e desafios para saúde pública", "Sementes: inovações tecnológicas e desafios".

As mesas-redondas trarão para discussão temas como "A estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação", "As aplicações da energia nuclear para o desenvolvimento da sociedade", "Popularizando a ciência em um mundo globalizado", "Marco Civil da Internet e direitos universais", "Ética na pesquisa com seres humanos", "Sistema Nacional de CT&I, integração e diferenças regionais", entre outros.

Assim como ocorre em todas as Reuniões Anuais da SBPC, a de Porto Seguro busca inserir a ciência no cotidiano dos cidadãos e valorizar a produção científica nacional. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 68ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Junto com a 68ª Reunião Anual da SBPC, serão realizadas também a SBPC Jovem e Mirim, a ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência. A SBPC Jovem teve sua primeira edição em 2003, durante a 55ª Reunião Anual. Desde então, é realizada todos os anos. Trata-se de um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas e apresentações culturais. 

Mais informações no site do evento.

Vivian Costa/Jornal da Ciência