Reforçar o consumo de vitamina C no inverno // Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura do Novo Gama -GO, Tânia Brandão

Saiba como cuidar da saúde com chegada do inverno


Brasília - 22/06/2016

O inverno começou oficialmente na segunda-feira (20), às 19h34, e promete ser mais rigoroso que o dos últimos dois anos, de acordo com o do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A chegada desta estação pede cuidados extras com a saúde. Pois, com as baixas temperaturas, as pessoas têm a tendência de ficarem aglomeradas em locais pouco ventilados, o que contribui para a maior circulação de agentes causadores de doenças.
“A transmissão do vírus influenza e do resfriado acaba sendo facilitada”, alerta a Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura do Novo Gama -GO, Tânia Brandão.
Uma consequência das infecções virais é a queda da imunidade, o que pode levar a complicações bacterianas, diz a secretária. Ao se recuperar de uma gripe ou resfriado, os mecanismos de defesa do corpo baixam a guarda, e dão margem para que bactérias causadoras de pneumonia, amigdalite e sinusite, por exemplo, “façam a festa”.
As alergias são outra implicação dos hábitos humanos. “O uso de cobertores e casacos que estavam guardados há muito tempo, com pó e mofo, provoca irritação das vias aéreas, e pode causar sintomas de asma brônquica e rinite alérgica. A própria questão climática também desencadeia as reações” afirma Tânia.
Quais são os cuidados?
A dieta diária traz reflexos diretos na imunidade. Para que o seu corpo tenha o potencial de combater doenças, uma alimentação balanceada é fundamental, diz a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Vieira. “Uma dieta saudável contém todos os grupos alimentares: carboidratos, que dão energia; proteínas, que atuam na produção de células de defesa; vitaminas e minerais”, afirma.
Karina ainda ressalta que o recomendado é fazer seis refeições por dia, com porções adequadas à sua necessidade energética e à sua faixa etária. Para quem não gosta de salada no frio, é importante consumir verduras e legumes de outras formas, por exemplo, em sopas.
Reforçar o consumo de vitamina C é uma boa medida para evitar gripes e resfriados. “Frutas cítricas, como a laranja, mexerica, limão, morango e abacaxi são ricas em vitamina C”, aponta a nutricionista. “Caso ache difícil comê-las, opte pelo suco".
Uma importante dica é não esquecer a ingestão de líquidos. “Beba bastante água e, caso opte por chás, controle a quantidade de açúcar. O ideal é sem”, ensina a nutricionista.


Hudson Cunha – Assessor de Imprensa

Prefeitura do Novo Gama