Agricultura Familiar e Segurança Nutricional - Brasília-DF

Agência Câmara de Notícias
08/06/2016 

Frente parlamentar promove mostra sobre agricultura familiar e segurança nutricional

Antonio Augusto/Câmara
Heitor Schuch
Heitor Schuch: agricultura familiar é fonte de geração de emprego e renda
Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar promove hoje, na Câmara dos Deputados, a Mostra da Agricultura Familiar: Segurança Alimentar e Nutricional. A exposição reunirá painéis de fotos e mesas com produtos da agricultura familiar.
O presidente da frente, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), destaca a importância do setor para a economia brasileira. "A agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do País e é importante fonte de geração de emprego e renda", afirma.
Durante a mostra, também será distribuído material impresso com números do setor, que é responsável por 70% da produção de alimentos no Brasil, emprega 14 milhões de pessoas e participa com 38% no valor bruto da produção. Haverá ainda degustação de queijo, salame e cuca ao longo do dia.
A mostra terá início às 10 horas, no espaço Mário Covas (anexo 2 da Câmara).
Novo governo
Heitor Schuch informou que, em audiência com lideranças gaúchas, no último dia 24, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, informou que será criada uma secretaria especial para atender a agricultura familiar e garantiu que todos os programas serão mantidos e não haverá cortes no orçamento destinado às políticas públicas do setor.
Para o deputado, a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário no governo de Michel Temer é danosa para a agricultura familiar. "Agricultura familiar precisa de um debate mais apurado e de uma ação mais concreta. É um ministério importante para um contingente enorme de pessoas: 4,3 milhões de famílias estão sob o abrigo desse ministério e de suas políticas", declarou Schuch.