Inspira Brasília // 13 à 16 de abril de 2016



INSPIRA BRASÍLIA – SEMANA PELO DIREITO À CIDADE
Representantes de movimentos sociais e coletivos culturais do DF se reúnem no Conic para debater a construção de uma cidade mais justa e democrática
 
Organizações sociais e coletivos culturais de várias regiões do Distrito Federal se reunirão entre os dias 13 e16 de abril no evento Inspira Brasília – Semana pelo Direito à Cidade para trocar ideias e experiências de como construir uma cidade mais justa, democrática e cidadã.

O evento, organizado pelo Movimento Nossa Brasília em parceria com o Inesc, Movimento Dulcina Vive e Grito das Periferias, vai ocupar o Centro Cultural Dulcina de Moraes, no Conic (Setor de Diversões Sul) com shows, apresentações de teatro, hip hop, oficinas de mobiliário urbano e skate, exposições, feiras, cinema e grafite. O objetivo é discutir temas como sustentabilidade, democracia, direitos, igualdade, raça, gênero, mobilidade, agricultura urbana e gestão solidária de resíduos sólidos (ver programação abaixo).

“O festival Inspira Brasília é um espaço plural para dialogar sobre essas nossas diferenças e combater nossas desigualdade”, afirma Cleo Manhas, coordenadora do Movimento Nossa Brasília e assessora política do Inesc. “Para se ter democracia na cidade, é preciso ter direito à cidade. E para ter direito acidade, é preciso reduzir as distancias, combater as desigualdades.”

Estão mobilizadas para o evento as organizações sociais e coletivos culturais de várias regiões administrativas do DF: Recanto da Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Estrutural, Taguatinga, Paranoá, Águas Lindas, Ceilândia, Valparaíso, Cruzeiro, São Sebastião e Plano Piloto.

No sábado (16/4), será realizada a segunda edição dos Diálogos Inspiradores, com falas de integrantes dos movimentos Família de Rua (Pedro Valentim, de Belo Horizonte), Ocupe Estelita (Edinéia Alcântara, de Recife), Quem Desligou o Som? (Renato Fino, de Brasília) e Nossa Brasília (Renata Florentino, que falará sobre mobilidade urbana). Em seguida, haverá um espaço aberto para rodas de conversa autogestionadas, onde qualquer pessoa poderá propor temas, dentro do conceito de direito à cidade, para serem discutidos em roda de conversa.

Para mais informações:

Jorge Cordeiro - Comunicação Inesc

Carol Ramalhete - Comunicação Movimento Nossa Brasília

Brunna Rosa - Comunicação Movimento Dulcina Vive