51. Margarida Drumond / Escritora / Lançamento de Livros na Bahia /

Margarida Drumond é escritora, professora e jornalista, membro da Associação Nacional dos Escritores e diversas agremiações culturais no país. Dentre seus quatorze livros, estão romances, poesias, crônicas e outros gêneros, sendo Aconteceu no cárcere, Um conflito no amor, Além dos versos, e Pegadas no tempo alguns deles. Hoje o blog vai conversar com a escritora sobre os lançamentos de seus livros na Bahia nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2012.


Blog: Boa tarde. O Blog Companhia das entrevistas já teve a honra de entrevista a sua pessoa sobre o Livro: Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção, desta vez o livro será lançado em Itaparica, na Bahia. Na sua opinião qual a importância de levar para Itaparica a sua riqueza cultural, no aspecto religioso de suas obras literárias?


Margarida Drumond: Boa tarde também e ótimo mês de fevereiro a todos os seus leitores, leitores deste relevante Blog Companhia das Entrevistas. Ah, é uma grande alegria levar Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção e Dom Luciano, especial dom de Deus, aos nossos leitores baianos. Estive lá em 2002, quando lancei o romance No acerto dos bondes - aliás com parte do cenário sendo a Bahia, a Ilha, Salvador, Correntina e Santa Maria da Vitória - e também o livro de crônicas Não dá pra esquecer. E agora tenho a alegria de levar estes dois livros de cunho religioso até lá.


Quanto ao livro "Padre Antônio..." eu desejava muito levá-lo à Ilha; em Salvador eu já o lançara, em 2005, mas na época não deu para ir à Ilha. E recentemente eles mostraram interesse em que lançássemos lá exatamente esse livro. Para mim, é uma bênção isto, pois falar de Padre Antônio é falar no amor de Deus por nós e no amor Materno de Maria, sob o título de Nossa Senhora das Graças. Era a ela que o taumaturgo de Urucânia intercedia às curas e milagres sem conta que conseguiu de Deus para tantos.


Quanto ao livro "Dom Luciano..." também é gratificante levá-lo tanto a Itaparica quanto em Salvador. A divulgação dele está se dando em Salvador junto à comunidade jesuíta, companheiros que Dom Luciano Mendes de Almeida tanto prezava e defendia; ele também foi jesuíta e tudo fez, conforme dizia o santo fundador, Inácio de Loyola, "para a maior glória de Deus".


Eu desejava muito levar Dom Luciano, especial dom de Deus à Bahia, e nosso Pai agora mo permite, e o lançamento será exatamente no Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde está o Colégio Antônio Vieira, outro que era da "Companhia de Jesus".


O livro Dom Luciano... Obra praticamente esgotada - só me restam 20 exemplares - é um livro no qual falo da vida e obra de Dom Luciano que aqui viveu de acordo com o lema episcopal escolhido - "Em nome de Jesus", testemunhando radicalmente o Evangelho, mostrando uma Igreja mais humana, mais próxima do pobre. Ele amava os pobres e tudo fazia por ele.


Certo dia ele estava em casa trabalhando, já tarde da noite, e bateram à porta. Foi atender e era um pobre, e este lhe disse: "Ô Sô Bispo, apague a luz, está atrapalhando a gente a dormir".


Dom Luciano dormia no máximo quatro horas por noite, pois se entregava a cuidar de pobres em situação de rua e visitas a hospitais no meio da noite; e em casa se punha a escrever para a Folha de São Paulo e outros jornais e tb os livros dele. Então, os pobres o amavam e o tinham como pai e dormiam na varanda da casa dele, muitas vezes.


Também falo nesta obra, que tem 1.022 págs, sobre a Igreja do tempo de Dom Luciano, Igreja à qual deu uma face de mais amor ao outro. Como ele foi Secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB por 8 anos e mais oito foi Presidente, ele deixou muito trabalho que mostra tudo do que estou falando. Na época da ditadura militar mesmo ele muito fez em defesa da vida. E ao falar dessa Igreja trago ao leitor os feitos mais importantes, desde o Papa Pio XII até Bento XVI, passando pelo Concílio Vaticano II, o pós-Concílio... Sempre mostrando junto nosso arcebispo jesuíta.


Blog: Em Itaparica, para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que moram lá, aonde vai ser este lançamento?


Margarida Drumond: Será na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, que fica na Rua Ruy Barbosa, s/n. A diretora é Dalva T. Lima, pessoa espetacular que conta com uma equipe muito dinâmica e criativa naquele setor de cultura.


A professora e artista Omara Silvia, por exemplo, está coordenando uma apresentação que acontecerá no momento do lançamento de Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção. Participarão diversas pessoas da comunidade, especialmente jovens, creio, pois foi assim que ela fez em 2002, também. Estou curiosa e na expectativa deste encontro e tenho certeza de que todos os que lá estiverem viveram ótimos momentos.


Blog: Outra obra sua é o Livro Dom Luciano, especial dom de Deus, este livro também vai ser lançado na Bahia?


Margarida Drumond: Sim, como falei há pouco, farei o lançamento de Dom Luciano, especial dom de Deus, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Colégio Antônio Vieira.


Interessante é que tem gente de lá me ligando, já ansiosa por ver o livro. Fico muito feliz com tudo isto e elevo a Deus e Maria todas estas bênçãos.


Blog: Para os visitantes do Blog que moram na Bahia, aonde vai ser este lançamento?


Margarida Drumond: É na Av. Leovigildo Filgueira, 683, Garcia, Salvador. Será no horário da Missa de 18h30 de domingo, 5 de fevereiro, no Santuário de que falei.


Blog: Como podemos definir a vida de Dom Luciano, de acordo com a sua experiência de vida?


Margarida Drumond: Sobre a vida de Dom Luciano e a partir dos quatro anos de pesquisa e trabalho que tive criando esta obra que Deus me permitiu escrever, posso dizer que ele viveu todo o tempo procurando levar a mensagem do Evangelho. Foi muito forte a entrega de vida dele em prol do outro, fosse ele rico ou pobre; se a pessoa era pobre, simples ou se estava sendo injustiçada, então, aí ele se entregava de corpo e alma para ajudá-lo, abdicando-se de suas horas de sono ou de alimentação. Viveu para a Igreja, intensamente. Pela sua vivência, aprendemos que devemos nos amar mais e nos preocuparmos com o outro, de verdade, independentemente de quem seja.


Blog: Você é uma escritora já bem conhecida no meio cultural, como você faz para conseguir ser tão autêntica, no que diz respeito a capacidade de interagir com as suas obras literárias por todo o Brasil?


Margarida Drumond: Obrigada por suas palavras que me soam como verdadeiro incentivo na caminhada. Eu sou muito de correr atrás, ou melhor, de tentar abrir caminhos. Não é fácil, mas não me incomodo muito com as dificuldades, embora às vezes eu sinta um pouco o peso delas. Mas sigo adiante firme e feliz. Com o livro Padre Antônio, por exemplo, já fui a 105 cidades no Brasil, de nov de 2004 até hoje; com Dom Luciano já fui a umas 30, creio. Este, por ser um livro mais denso, me oferece um pouco mais de dificuldade, mas vamos indo, e as pessoas vão lendo essas maravilhas que Deus vem me permitindo escrever. E gostoso é que junto levo os romances Um conflito no amor, Tempo de saudade, No acerto dos bondes e Aconteceu no cárcere, além dos livros de poesias , crônicas e os outros. Assim, a pessoa escolhe o que deseja mesmo ler; acaba levando o do lançamento e mais algum.


Blog: E aí, queremos saber o que vem por aí na sua empreitada cultural, qual e aonde será o seu novo lançamento pelo Brasil, após estas duas obras na Bahia? Queremos acompanhar a sua desenvoltura!


Margarida Drumond: Puxa vida.... Vem muita coisa sim, com a graça de Deus. Com o restante dos meus livros sobre Dom Luciano antes da nova edição, farei um lançamento na Diocese de São Mateus, E.S, dia 24 de março, na cidade de Barra de São Francisco. A Paróquia São Francisco de Assis fará um trabalho conjunto para que o lançamento seja em nome da Diocese.


Depois falarei os detalhes, com grande alegria, ainda mais quando será a primeira vez que levo estas obras àquele estado. Muito obrigada pela oportunidade de mais esta entrevista. Desculpe-me a correria, mas é que viajo daqui a pouco e estou no horário de sair do trabalho, que é aqui na Universidade Católica de Brasília. Um abraço a você e a todos os leitores. Quem puder comparecer em ambos os locais na Bahia ou mesmo em um deles será muito bem vindo. Deus esteja com vocês!


Abraços,


Margarida Drumond







Serviço:


Lançamento do livro Dom Luciano, especial dom de Deus


Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima – Colégio Antônio Vieira


Avenida Leovigildo Filgueira, 683 - Garcia - Salvador/BA


Data: 5 de fevereiro 2012- domingo


Horário: 18:30 horas




Lançamento do livro Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção


Local: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior


Rua Ruy Barbosa, s/n Itaparica/BA


Data: 4 de fevereiro de 2012 – sábado


Horário: 19:00 horas


Contatos: Telefone - (061) 9252-5916








"Sua presença é muito importante e abrilhantará o evento. Conto com você!"


(Margarida Drumond)