48. Vitor Santos / Evangelização / Novas Tecnologias /

Bom dia visitantes do blog companhia das entrevistas, hoje, dia 25 de janeiro de 2012, vamos conversar com Vitor Santos. Uma entrevista que revela a experiência na área de evangelização através das novas tecnologias, ação em sintonia com a orientação do sucessor de Pedro, nosso Papa Bento XVI. Acompanhem:




Blog: Como surgiu a ideia de criar o blog http://vitorssantos.blogspot.com/ ?




Vitor Santos: Eu sempre tive o desejo de mostrar para as pessoas um pouco das minhas ideias em relação a tudo que nos envolve, de fato, como pessoas que buscam a felicidade verdadeira. E eu não imaginei nada melhor do que organizar essas idéias e formar textos que pudessem ser colocados na internet. A partir desse pensamento eu criei o meu blog e nele eu posto os textos que eu escrevo. A cada dia eu me surpreendo mais quando vejo a importância manifestada pelos leitores em cada texto que escrevo. A real intenção do blog é, verdadeiramente, levar as pessoas a uma nova maneira de ver o mundo e de ver tudo o que acontece à nossa volta e a partir dessa visão começar uma mudança de vida e entender que não há sentido em vivermos presos a nós mesmos sem perceber e sem viver cada maravilha que nos é concedida por Deus.




Blog: E a arte de escrever textos, qual a sua inspiração?



Vitor Santos: A cada nova experiência vivenciada por mim, percebo que Deus tem algo novo para me ensinar. Essas experiências me levam a uma profunda reflexão sobre minha própria vida e fazem com que eu encontre em mim mesmo razões para escrever textos que levem as pessoas a um encontro com uma nova maneira de viver. A escolha dos temas apresentados em cada texto surgem igualmente à sua particular necessidade. Gosto muito de escrever sobre assuntos que realmente estão presentes na vida cotidiana de cada pessoa.



Blog: Qual a sua opinião em relação à utilização das novas tecnologias para evangelizar, e um exemplo é o seu blog?



Vitor Santos: Vejo que a cada dia que passa as coisas estão se moldando às maneiras que o mundo prega. É importante que todos nós, cristãos, façamos algo que ajude na evangelização, seja por meios tecnológicos ou não. Porém, os avanços tecnológicos se fazem presentes em todos os lugares e sabemos que o mais intenso e acessível à maioria da população mundial é a internet. Por esse motivo não vejo outra saída a não ser a utilização desses avanços em nosso favor. Precisamos fazer com que as redes sociais e os demais meios sejam uma fonte de verdades que levem as pessoas a enxergarem que o mundo precisa ser mudado e para que isso aconteça é preciso que a mudança se faça presente primeiro em cada um de nós. A evangelização precisa acontecer independente das contrariedades apresentadas pelo mundo. Evangelizar é, de fato, plantar sementes de um mundo melhor na certeza de que colheremos bons frutos. Não podemos nos calar diante das barbaridades que vemos acontecer todos os dias. Precisamos gritar para o mundo ouvir que nós, filhos e filhas de Deus, somos capazes de revolucionar, pois sabemos que muito Maior é o Deus que nunca nos abandona e que caminha ao nosso lado. Utilizar as novas tecnologias para evangelizar é ultrapassar as barreiras e os limites que nos impedem de viver o que Cristo nos pede. Portanto, não devemos ter medo de utilizar os meios de comunicação e as novas tecnologias para evangelizarmos. Usemos e evangelizemos!



Blog: Em relação à JMJ 2013, você vai participar?



Vitor Santos: A juventude do mundo inteiro, em especial nós jovens do Brasil, aguardamos ansiosamente pela JMJ 2013. É um evento católico de grande importância para a juventude do mundo inteiro, pois é onde acontece o maior encontro do Santo Padre com os jovens; é onde acontece a grande evangelização e a entrega da missão a cada jovem de ser, verdadeiramente, discípulo de Cristo. A juventude brasileira está se envolvendo arduamente nesse grande e magnífico evento. E com imensa alegria já começamos a preparação para recebermos em nosso país jovens de todos os lugares do mundo. Há algum tempo já está em peregrinação por algumas dioceses, a Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora. Essa é também uma maneira de evangelizarmos e de nos prepararmos espiritualmente para a Jornada, pois muito além dos preparativos concretos e estruturais é a necessidade de estarmos intimamente ligados a Deus para vivenciarmos alegremente essa oportunidade única que o Próprio Deus nos concede. A Juventude brasileira se alegra por ser a sede da JMJ 2013. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o entusiasmo é grande e nos leva a participarmos intensamente nessa maravilha de Deus. Espero ter a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro e participar dessa jornada com muita alegria. Aproveito a oportunidade e agradeço a todos que estão envolvidos na organização desse evento católico, em especial a Igreja do Brasil, que tem se empenhado tanto para a realização da JMJ 2013. Juventude católica do Brasil, o Papa nos chama a estarmos unidos na JMJ 2013, mas muito além do Santo Padre, é Deus que nos chama a estarmos unidos com os jovens de todo o mundo , portanto, ouçamos e atendamos generosamente a esse chamado e vamos todos para a tão esperada JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013 .



Blog: O poder do perdão é a essência da vida?



Vitor Santos: Acredito que a essência da vida gira em torno do amor; ele que é o maior e mais importante de todos os sentimentos. Para que haja perdão é preciso que exista amor. Somos frutos do amor de Deus manifestado na humanidade através da vida. Portanto, a essência da vida está em Deus, pois Ele é amor por excelência.



Blog: E a simplicidade, este tema já foi desenvolvido por você em seu blog, para os visitantes do blog companhia das entrevistas, qual a importância da simplicidade?



Vitor Santos: No meu texto eu disse que: “... A simplicidade faz coisas admiráveis. É na simplicidade que encontramos as grandes coisas. É no mais simples que encontramos a Salvação e a coragem de seguirmos em frente. É, portanto, na simplicidade que encontramos o sentido de vivermos felizes. “e realmente é isso. Quando descobrimos o valor da simplicidade, encontramos um grande tesouro. Tesouro este que nos torna pessoas ricas nos fundamentos da vida na verdadeira felicidade.



Blog: Em texto mais recente escrito e disponibilizado por você em seu blog, o assunto foi "renunciar", qual a ligação com a espiritualidade de acordo com o seu ótimo conhecimento?



Vitor Santos:
Renunciar é uma forma de buscarmos uma intimidade maior com Deus. A partir do momento que nós abandonamos tudo o que nos afasta de Deus e tomamos a decisão de seguirmos firmes na busca por Ele, percebemos que Deus nos auxilia e nos dá forças para continuarmos buscando a santidade. Renunciar é dizer sim a uma vida nova. Renunciar é buscar a Deus fervorosamente. Renunciar é acima de tudo converter-se. Agradeço a oportunidade que me foi dada de expressar por meio dessas poucas palavras a minha opinião. E espero poder ajudar sempre que possível. Abraço a todos vocês que fazem parte desse blog maravilhoso, em especial ao André Falcão que me fez o convite irrecusável para essa excelente entrevista. Obrigado pelo carinho e por ter me escolhido para ser entrevistado. Abraço.




///////////




Serviço:


Blog do Vitor Santos: